João, de discípulo a apóstolo de Jesus

João, Filho de Zebedeu, de discípulo a apóstolo de do Mestre Jesus

Fontes da Vida de João, o Discípulo e Apóstolo de Jesus

As fontes da vida do apóstolo João são de vários tipos e de diferentes graus de confiabilidade. Há as referências nos Evangelhos Sinópticos, que podem ser utilizadas de forma simples e fácil, sem qualquer investigação crítica preliminar sobre seu valor como fontes; estes Evangelhos contêm a tradição comum da igreja primitiva, e para o presente efeito pode ser aceito como a fonte mais confiável. Além disso, há as declarações em Atos e em Gálatas, que podemos usar sem discussão como uma fonte para a vida de João. Há a tradição universal do século II DC, que podemos usar, se pudermos mostrar que o João de Éfeso, que aparece tão amplamente na literatura cristã do 2º e 3º séculos, é o mesmo filho de Zebedeu. Além disso acreditando que João, o filho de Zebedeu é o autor das cartas de João no NT, não há outra fonte de valor inigualável para a estimativa da vida e do caráter do filho de Zebedeu nesses escritos. Finalmente, há um volume considerável de tradições que se reuniram em torno do nome de João de Éfeso, dos quais, pitorescos e interessantes, embora sejam tradições apenas, podemos usar para entender um pouco mais sobre ele.

João no Novo Testamento

Dirigindo-nos primeiramente aos Evangelhos Sinópticos, a Atos e Gálatas, o que a partir destas fontes podemos saber sobre o apóstolo João? Um olhar mais preciso de ser tomado nas cartas de João, mais plenamente discutido em outra parte em relação ao seu autor.

1. Os Evangelhos Sinópticos

João era um dos dois os filhos de Zebedeu, e ele se tornou um dos discípulos de Jesus, que pelo seu chamado deixou tudo e seguiu Jesus, e ficou continuamente com Jesus até o fim, são fatos conhecidos a todos os leitores dos Evangelhos Sinópticos. A chamada de João e seu irmão Tiago aconteceu no Mar da Galiléia, enquanto estavam em um barco com seu pai Zebedeu, “consertando as redes” (Mateus 4: 21,22, e passagens paralelas).

“Vinde após mim”, disse Jesus, “e eu os farei pescadores de homens” descrita em Marcos 1:17, na chamada anteriormente na Judéia descrita em João 1:35. Zebedeu era um homem de considerável riqueza que pode ser inferida a partir do fato de que ele tinha “servos contratados” com ele, o que podemos ver em Marcos 1:20, e que sua esposa era uma dessas mulheres que serviam com os seus bens a Jesus e seus discípulos, o que podemos ver em Mateus 27: 55,56.

Comparando a última passagem com Marcos 15: 40,41 identificamos a esposa de Zebedeu, mãe de João, com Salomé, o que parece ser uma inferência de João 19:25, apesar de tudo, é aceitável que Maria, a mãe de Jesus, e Salomé, a esposa de Zebedeu, eram irmãs. Deste ponto de vista, Tiago e João eram primos de Jesus, e foram também relacionados com a família de João Batista.

O nome de João aparece em todas as listas dos apóstolos dadas nos Evangelhos Sinópticos, o que podemos ver em Mateus 10: 2 e seus paralelos. Enquanto seu nome aparece raramente em uma posição por si só, ele ainda é um dos mais proeminentes dos discípulos. Com Pedro e Tiago, ele está presente na cura da filha de Jairo descrita em Marcos 5:37 e em Lucas 8:51. Estes três também estavam presentes na transfiguração descrita em Mateus 17, Marcos 9 e Lucas 9. Eles foram os que estavam mais próximo do Senhor na agonia do Getsêmani. Em todos estes casos, nenhuma característica de João é observada. Ele simplesmente está presente como um dos três, e, portanto, um dos mais íntimo dos discípulos. Mas há algo característico em um incidente registrado em Lucas 9:54, em que Tiago e João são descritos como quem desejam fazer descer fogo sobre uma aldeia de Samuel que lhes tinha recusado hospitalidade. A partir deste versículo pode-se inferir algo sobre a seriedade, zelo e entusiasmo dos irmãos e de seu elevado sentido de que honra e respeito era devido ao seu Mestre. Pedro, Tiago, João e André são os quatro que perguntaram a Jesus sobre as profecias por Ele proferidas: “Dize-nos, quando sucederão estas coisas? E qual será o sinal quando essas coisas acontecerão? “(Marcos 13: 4). Depois, há o pedido de sua mãe para o lugar que ela desejava para os seus filhos no reino vindouro descrito em Marcos 10:35. Jesus confiou a Pedro e João a tarefa de preparação da Páscoa descrita em Lucas 22:8. Uma vez em que João está sozinho, e faz uma pergunta característica: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome; e nós lho proibimos, porque ele não nos seguia” (Marcos 9:38; Lucas 9:49). A partir desses versículos, vemos que João estava na linha de frente dos discípulos, e vemos também que ele não estava tão consciente da posição que ocupou, e da ligação íntima que tinha com o Mestre. Observamos ainda que João era um jovem de zelo ardente, e de uma tendência para a intolerância e exclusividade. O zelo e a intolerância estão em evidência no desejo de fazer descer fogo sobre a aldeia samaritana, e a tendência para a exclusividade é manifestada no pedido de sua mãe como para o lugar que seus filhos iriam ocupar no reino. Eles desejam ter os mais altos postos. Estas tendências não foram incentivadas por Jesus. Eles foram repreendidos por algumas ocasiões, mas as tendências revelam o caráter dos homens. Em harmonia com estes sinais de caráter e temperamento é dado o nome aos irmãos por Jesus de “filhos do trovão”, o que podemos ver em Marcos 3:17, que podemos entender que significa força, algo inesperado, e zelo aproximando-se a métodos de violência.

2. Atos e Gálatas

João aparece em companhia de Pedro nas cenas de abertura do Livro de Atos. Ele está com Pedro quando o homem no portão foi curado descrito em Atos 3:1-8. Ele está com Pedro na missão em Samaria descrita em Atos 8:14. Ele está com Pedro e Tiago, irmão do Senhor, no encontro com Paulo registrado em Gálatas 2:9, e os três são descritos por Paulo como os apóstolos pilares. Este testemunho é de importância porque prova que João tinha sobrevivido a a morte de seu irmão Tiago que está registrada em Atos 12:2; em todos os eventos que João e Tiago não foram mortos pelos judeus, ao mesmo tempo, como alguns agora afirmam que eles foram. Esta afirmação é considerado abaixo.

3. As Escritos de João: O Evangelho e o Apocalipse

Muito pode-se aprender sobre o apóstolo João a partir do quarto Evangelho, assumindo que o Evangelho foi escrito por ele. Nós aprendemos nele que ele era um discípulo de João Batista conforme João 1:35 nos revela. Além disso aprendemos que ele era um dos seis primeiros discípulos chamados por Jesus na Judéia, no início de seu ministério conforme podemos ler em João 1: 37-51, e que ele estava presente em todas as cenas que ele descreve no Evangelho. Nós encontramos mais tarde que ele tinha uma casa em Jerusalém, e estava muito familiarizado com muitos lá. Para que casa ele levou Maria, a mãe de Jesus, a quem o Salvador ao morrer confia  aos seus cuidados em João 19: 26,27? Muito al[em disso, também podemos aprender sobre dele e sua história, o Evangelho é uma biografia espiritual, um registro do crescimento da fé por parte do autor, e da forma em que seus olhos se abriram para ver a glória do Senhor, até que a fé parece ter se tornado sua visão real. Ele estava no círculo íntimo dos discípulos, na verdade, mais próximo do que todos de Jesus, “o discípulo que Jesus amava” descrito em João 13:23; 19:26; 20: 2; 21: 7,20, e, por causa disso, o amor, ele tornou-se o apóstolo do amor.

O livro do Apocalipse, do mesmo modo tradicionalmente atribuído a João, tem grande importância e testemunha o cativeiro e sofrimento do apóstolo mais tarde na vida para a ilha de Patmos, no Mar Egeu descrito em Apocalipse 1: 9. Lá, ele recebeu as visões registradas no livro. O seu banimento provavelmente ocorreu no reinado de Domiciano (Apocalipse), com cuja prática era inteiramente em consonância com a gravidade de tal exílio (comparar Sir W. M. Ramsay, Cartas às Sete Igrejas da Ásia, capítulo VIII). O testemunho é de grande importância em sua relação com a questão em disputa da residência de João, na Ásia, um ponto agora a ser discutido.

2. O MARTÍRIO adiantada de João: CRÍTICA DE PROVAS

1. Recente negação da residência de João em Éfeso

O testemunho consenciente da igreja do segundo século é que os últimos anos de Jão foram vividos em Éfeso, onde ele escreveu seu Evangelho, e reuniu em torno de si muitos discípulos (ver a evidência tirada em pormenor no Godet, Comentário ao Evangelho de João , 43 ff; comparar também Lightfoot, “a Escola de Éfeso”, em Ensaios sobre a obra intitulada “Supernatural Religion”). Antes, no entanto, podemos usar as tradições ligadas a esta residência em Éfeso, é necessário investigar a alegada declaração a ser feita por Papias que João, filho de Zebedeu, foi morto pelos judeus em uma data próxima. É claro que, se esta afirmação é correta, o apóstolo não poderia ser o autor dos escritos joaninos do NT, universalmente datada perto do final do primeiro século.

2. Motivos de recusa

A evidência para a afirmação de que João havia sido morto pelos judeus inicialmente é assim resumido pelo Dr. Moffatt: “A evidência para o martírio precoce de João, filho de Zebedeu é, na verdade, três:

(A) Uma profecia de Jesus preservados em Mc 10:39 = Mt 20:23,

(B) O testemunho de Papias, e

(C) Os calendários da igreja “(Introdução à Literatura do NT, 602). Nossos limites não admitem um exame exaustivo desta chamada evidência, mas, felizmente, um exame exaustivo não é necessário.

(A) O primeiro prossegue no pressuposto de que não se justifica, ou seja, que uma profecia de Jesus não seria deixada em repouso, se não fosse, evidentemente cumprida. No presente exemplo, um cumprimento literal da profecia ( “O cálice que eu bebo haveis de beber”, etc.) está fora de questão, pois não há nenhum indício de que quer Tiago ou João foram crucificado. Devemos, portanto, voltar ao significado primário do martírio, e reconhecer um cumprimento da profecia dos sofrimentos que João suportou e do testemunho que ele deu para a causa do Mestre (ver Orígenes, etc.).

(B) Dr. Moffatt dá grande importância no que ele chama o testemunho de Papias. Mas o alegado testemunho de Papias não é encontrado em qualquer autoridade precoce, e ocorre que escritores não têm qualquer grande valor do ponto de vista da investigação crítica. Ainda podemos encontrar uma passagem de Georgius Hamartolus do século IX que parece estar corroborada por um fragmento de um epítome do século VII ou VIII da Crônica de Felipe Sidetes do século V DC, um escritor completamente não confiável. A passagem de Georgius pode ser visto de forma conveniente com os pais apostólicos de Lightfoot, 513-19. Ele diz que João sobreviveu ao tempo de Nerva, cita uma frase de Papias que ele foi morto pelos judeus, afirma que isso foi em cumprimento da profecia de Jesus acima referido, e continua a dizer: “Então, Orígenes afirma em sua interpretação do Evangelho de Mateus, que João foi martirizado, declarando que ele tinha aprendido com o último dos sucessores dos apóstolos” (Lightfoot, op. cit., 531). Felizmente, a declaração de Orígenes pode ser verificada, e de modo algum, como Moffatt admite (op. Cit., 604), confirma estar ligado a ele. Orígenes é da opinião de que a profecia de Jesus foi suficientemente cumprida pelo banimento de João para Patmos e seus sofrimentos lá. Isso, segundo ele, é o que a tradição ensinou e o que a profecia significava. A declaração de Georgius, que declara que João expressamente sobreviveu até o tempo de Nerva, em nada pode ser inferida baseada na citação de Papias. É preciso lembrar que os escritos de Papias eram conhecidos por Irineu e Eusébio, e é inconcebível que, se tal declaração era para ser encontrada nestes, eles teriam ignorado, e deram uma declaração contraditória com isto. Desta forma, portanto, pode ser colocado sobre a alegada citação. Nós não sabemos o seu contexto, nem há nada na literatura dos 3 primeiros séculos que comprovam isso. Na citação no epítome de Felipe, Papias é fala de um “João, o divino” (ὁ θεολόγος). Este título não é aplicada a João até o fim do século IV.

(C) No que diz respeito à terceira linha de evidência exemplificada pelo Dr. Moffatt – calendários da igreja, em que Tiago e João são comemorados juntos como mártires – é ainda mais inútil do que os outros dois. Sobre a natureza e origem destes dias de mártires, Dr. J. Drummond pode ser citado: “Eles foram construídos no decorrer do tempo fora de calendários locais. Em algum período na segunda metade do século V DC, um martirológio foi formado em conjunto de uma série de calendários provinciais, Romano, Italiano, Espanhol e Gaulês, para fazerem frente ao martirológio(calendário de mártires) geral da Europa Ocidental. Em Nicomédia, por volta do ano 350 DC, um martirológio oriental semelhante foi formado a partir dos calendários locais, e este foi traduzido com cortes do siríaco em Edessa cerca do ano 400 DC. Uma cópia deste, feito em 411 DC, que está agora em o Museu britânico “(Inquérito sobre o caráter e autoria do Quarto Evangelho, 232). Se este é um verdadeiro conta a ascensão e origem do martirológios não ficaremos surpresos sobre o que fala Sir WM Ramsay fala o seguinte: “Tiago e João, que não foram mortos ao mesmo tempo, mas deve ser comemorado em conjunto, é muito fraca a evidência de que João foi morto no início em Jerusalém. O fato de que os apóstolos que tinham alguma conexão histórica na vida, mas nenhuma na morte, deve ser considerado como o pior lado, historicamente falando, dos martyrologies”(The First Christian século, 49, nota).

3. As Tradições de Éfeso

1. João, o Apóstolo, e João, o Presbítero

As primeiras tradições das igrejas estão disponíveis na vida de João, o filho de Zebedeu. Mas ainda há muitos espaços em branco em sua vida. Depois que a referência aos apóstolos de serem o pilar em Gálatas, o silêncio cai sobre a vida de João, e não sabemos nada de sua vida e atividade até lermos sobre o seu banimento de Patmos, e se reunir com essas referências do presbítero(velho, ancião) em Éfeso, que aparecem na literatura cristã do século II DC. Um ponto de interesse relaciona-se com a citação (genuína) a partir de Papias, preservada por Eusébio (HE, III, 39), a respeito de um “Presbítero João”, um discípulo do Senhor, que era uma de suas autoridades em vida. Houve dois João em Éfeso? Ou foi apenas um lá? Ou, e se houve apenas um, ele era o João Evangelista ou somente João, o Presbítero? Aqui há todas as possíveis variedades de opiniões. Muitos sustentam que haviam dois, e muitos que havia apenas um. Muitos dos que sustentam que houve apenas um, sustentam que um era João, filho de Zebedeu; outros sustentam, com igual certeza, que ele era uma pessoa distinta. Obviamente, é impossível discutir a questão de forma adequada aqui. Após a devida atenção, nos inclinamos à conclusão de que havia apenas um João em Éfeso, e ele era o filho de Zebedeu. Para provar isso é impossível dentro de nossos limitações, nós nos referimos ao argumento de John Chapman, em sua obra João presbítero e do Quarto Evangelho(1911).

2. As tradições características

Nas tradições que se agrupam a cerca de João em Éfeso, não é necessário entrar em detalhes (compare Godet, op. Cit., 57 ff). De acordo com a tradição universalmente aceita na igreja, João sobreviveu até o tempo de Trajano em 98 DC. Impressionantes coisas e característicos são ditas sobre ele em harmonia com os toques que encontramos nos Evangelhos sinópticos. A história de sua pressa diante do banho quando Cerinthus, o herege, chegou (Irineu, Adv. Haer., Iii.3, 4). Isto recorda as características daquele a quem Jesus chamou de “filho do trovão”. O mesmo tom de exclusividade, modificada por mais experiência, é encontrado na primeira Epístola, que tão frequentemente e de forma tão decisiva discrimina entre aqueles que acreditam em Jesus e aqueles que não o fazem.

4. O caráter de João

O caráter geral deste grande apóstolo já é suficientemente aparente. Enquanto recordamos os fatos ilustrativos encontrados nos Sinópticos, que Tiago e João foram os dois que desejavam fazer descer fogo do céu à aldeia inóspita, que João era um daqueles que desejavam um dos principais lugares do reino, que ele era quem proibiu o homem de expulsar demônios em nome de Jesus, porque ele seguiu não com eles, não se esqueça que em cada uma dessas ocasiões, ele foi corrigido e repreendido pelo Mestre, e ele não era o tipo de homem que não poderiam lucrar com a repreensão de Jesus. Assim que veemência de alienação foi posta em cheque, e, ainda na existência, estava sob controle, ele permitiu-se desabafar apenas em ocasiões em que era permitido, e mesmo necessário. Assim, em seus escritos, e nas reflexões do Evangelho, notamos a veemência exibida, mas agora dirigida apenas contra aqueles que se recusaram a acreditar e reconhecer a Jesus.

“Um temperamento calmo e pensativo não é de forma inconsistente com uma certa veemência, quando, em ocasiões, o fogo reprimido dispara flashes adiante; na verdade, a própria violência de sentimentos pode ajudar a promover uma quietude habitual, para que a palavra ou ação atraia uma profunda emoção. Em seguida, não é sem significado que nas três narrativas que são citados a partir dos Evangelhos para provar o temperamento arrogante de João, que estão expressamente dito que Jesus o corrigiu. Devemos supor que estas repreensões não causaram nenhuma impressão? Não, é mais provável que elas penetraram profundamente em seu coração. O que a agonia de contemplar crucificação do seu Mestre fez nele? Então, começou naquele tempo um longo desenvolvimento que mudou o jovem filho do trovão para o idoso apóstolo do amor “(Drummond, op. Cit, 410, 411).

Mas o amor em si tem o seu lado da veemência e intensidade de amor para uma pessoa ou uma causa e pode ser medida pela intensidade de aversão e ódio por suas contraditórias. Há muitas reflexões no Evangelho e nas Epístolas que exibem esta energia de ódio para com a obra do diabo, e para aquelas posições que estão sob a influência do pai da mentira. Nós simplesmente percebemos isto, pois eles provam que a juventude do fervoroso e dedicado ao seu mestre seguiu com ele até o fim, a mesma disposição que era a característica dele desde o início.

“João, o Apóstolo,” ISBE, nº 32546.

Tradução, Miguel Nicolaevsky.

Os comentários estão encerrado.