O que realmente significa Oolá e Oolibá?

prayer 650426 1920

Ezequiel 23 é um capítulo um tanto enigmático para que não lê Hebraico Bíblico, este texto profético rico de ilustrações, nos revela em algumas paravras uma mensagem completa. Bastávamos entender o significado de Oolá e Oolibá que entenderíamos o contexto completo.

Oolá e Oolibá na realidade são Ohala e Ohaliba,

Deus conta a Ezequiel sobre duas irmãs que cresceram no Egito e supostamente se casaram com Deus. No início Ohala cometeu adultério e preferiu a Assíria e o Egito, então Deus entregou a Assíria nas mãos daqueles que a mataram e levaram seus filhos e filhas como escravos . Depois disso, Ohaliba viu sua irmã e agiu como sua irmã. Ela também preferia a Assíria e Kasdim . É por isso que Deus diz a Ohaliba que todos os seus amantes – o povo da Babilônia e da Assíria – virão e a julgarão, a matarão à espada e levarão seus filhos e filhas para o exílio , para que ela não possa mais cometer adultério. Além disso, o profeta diz que é assim que todas as mulheres aprenderão a não fazer o que fazem.

Ohala é uma analogia ao reino de Israel que tem sua própria tenda (= o templo ), e Ohaliba é o reino de Judá onde está localizada a tenda de Deus (= o templo ). Deus os tirou do Egito e os escolheu . Primeiro, o reino de Israel sob a liderança de Jeroboão começou a adorar os bezerros de ouro, e depois, sob a liderança de Acabe, adoraram também a Baal. O profeta também menciona outras ofensas como profanação do sábado, chacina de meninos e adoração pagã dentro do templo, que profanou sua santidade. É por isso que o profeta diz que a Babilônia e a Assíria julgarão o reino de Judá de acordo com a lei dos adúlteros e assassinos(matar seus filhos e queimar suas casas), e destruirão Judá. Como resultado, todas as nações do mundo saberiam que não deviam mais pecar contra o Eterno.

Em geral, a parábola do povo de Israel ou do reino de Judá para uma mulher e a parábola da idolatria para a fornicação da mesma mulher, é um motivo comum nas profecias de Ezequiel e outros profetas (especialmente Oséias ).

Ohala quer dizer literalmente, “A tenda dela”, e Ohaliba significa literalmente “Faça a sua tenda nela”, dando a entender que o culto de Israel era pagão desde a divisão do reino, e que o culto de Judá era do Senhor, mas que ambos os povos se corromperam diante do paganismo que entrou na sociedade hebréia.