Simchat Torah

Simchat Torá é uma celebração que marca o fim da leitura da Torá(Torah), marcando assim o fim do ciclo anual de leitura da Torá e o começo de um novo ciclo. Nesta último dia, lê-se na Torah Parashat Zot HaBracha que inclui os dois últimos capítulos de Deuteronômio, e imediatamente após, Parashat Bereshit, imediatamente após parashat Zot HaBracha. Parashat Bereshit é a primeira leitura semanal e inclui os textos de Genesis 1:1 até Genesis 6:8.

Na terra de Israel esta celebração é comemorada no dia de Shemini Atzeret(vinte e dois de Tishrei), ou seja, o último dia da Festa dos Tabernáculos. Fora de Israel, Simchat Torah é celebrada um dia após, pois na Galut(Diáspora), as festas se estendem por mais um dia(vinte e três de Tishrei).

A origem da celebração foi determinado com base no sistema periódico de leitura dos anciões(sábios) judeus babilônicos, que terminaram o ciclo anual de leitura da Torá durante o ano, ao contrário da prática em antiga Israel, segundo a qual a leitura iria se encerrar com o ciclo de leitura da Torá uma vez a cada três anos e meio. Com a disseminação do costume babilônico em todo o mundo judaico, e até mesmo na Terra de Israel, o costume das celebrações de Simchat Torá se espalhou.

Simchat Torah na Ruas de Jerusalém

Antes do nome Shimchat Torah, este era um feriado simples foi chamado de “o segundo dia de Shemini Atzeret”, e o rabino Hai Gaon o chama de “o último bom dia da festa”, há quem alegue que uma resposta atribuída ao Gaon, contém a expressão “Yom Simchat Torá”, mas aparentemente essa versão é uma adição posterior à composição original.

O nome Simchat Torá aparece pela primeira vez no século 11 na Espanha,

“Desde aquele dia estamos acostumados com o dia de término da (leitura da)Torá como segundo dia de Sheminit Atzeret” (Ritz Giat as leis de Lulav)

O nome “Simchat Torah” aparece nos escritos de Rashi, isto também é mencionado no Zohar e tornar-se uma parte fixa no Shulchan Aruch: “Corinne Yom Tov e o último dia de Simchat Torah sob Ssmhin e Aosin que terminou o jantar de banquete da Torá” na Babilônia eles chamaram o dia Eid al-Tabrikh em árabe.

Simchat Torah – A alegria de terminar a leitura ou o estudo da Torá já está enraizada no Midrash de Agade Shir HaShirim Rabá (1: 9):

A justificação bíblica dos rabinos para a celebração da festa é encontrada aqui:

Então Salomão acordou, e eis que era sonho. E, voltando ele a Jerusalém, pôs-se diante da arca do pacto do Senhor, sacrificou holocaustos e preparou sacrifícios pacíficos, e deu um banquete a todos os seus servos.

1 Reis 3:15

Rabino Elazar disse: Então ele estudou o livro de Eshkol: “É por isso que grandes festas e grandes prazeres são realizados em Simhat Torá em honra ao fim da Torá.”

Os Rishonim contavam com as palavras do midrash e, a partir dele, os detalhes do halakhot se baseavam na natureza e na forma da alegria.

Simchat Torah em Jerusalém

Hoje, a alegria principal é expressa em dançar segurando os rolos da Torá. No passado, não era costume dançar, e a alegria era expressa em dizer versos na frente dos rolos da Torá e em fazer uma refeição pública.

Na Alemanha, era costume dos meninos desmontar as cabanas e fazer uma fogueira. Mais tarde, eles começaram a rodear em torno do palco várias vezes com rolos de Torá sem dançar, como circundar o lulav em Hoshana. A prática da dança começou na prática apenas a partir do Arizal, embora R. Hai Gaon tenha mencionado o costume também.

Nos dias do Talmud, aprecem duas tradições diferentes, a primeira em Israel é a continuidade da leitura da Torah, completando-a uma vez a cada três anos e meio. A outra tradição, na Babilônia, o mesmo ciclo era feito em apenas um ano. Pelo visto esta tradição chegou a Terra de Israel somente por volta do Século IX, quando ocorreu uma grande onda de imigração de judeus da Babilônia para a Terra Santa.

Tudo indica que de fato esta tradição judaica de praticar Simchat Torah tenha iniciado na realidade somente por volta do século XV, ou seja é uma celebração relativamente bastante moderna no judaísmo. Porém há algo muito importante nela, é como se aqueles que celebram este dia se alegrassem e se preparassem para um novo ciclo de leitura da Torah, a herança mais importante do Povo de Israel. O Povo de Israel nem sempre esteve em sua terra, durante os quase 2000 anos de exílio, procuraram conservar tradições essenciais que preservaram-no como um povo diferente de todos na face da Terra, a guarda do Sábado, a privação de alimentos impuros, celebração das festas judaicas e principalmente, a leitura da Torah.

Simchat Torah em Tzfat no Norte de Israel